IST_2012_simbolo_thumbnail

PO – Programação com Objectos

Cursos

LEIC & LETI

Dificuldade

Alta

Carga horária

No meu caso, gastei no total 113 h (em média: 5,9 h/semana)

O que se aprende?

Novo paradigma de programação: objetos. A linguagem usada costuma ser Java (JSE). Quando perceberes a maneira de pensar vais adorar porque tornar-se muito intuitiva, pelo menos foi o que me aconteceu. Na segunda metade do semestre vais aprender o que são e como se usam padrões de desenho. No fundo são boas práticas para resolver problemas que aparecem frequentemente. Assim não precisas de pensar numa solução de raiz, basta aplicar a “receita” ou alterá-la para o teu caso específico. Aproveita para aprenderes o mais que puderes, porque o que aprenderes vai ser-te útil mais tarde.

Devo comprar o livro?

Esta é uma cadeira onde só tens a ganhar se acompanhares a matéria com um livro porque é tudo explicado com mais detalhe e exemplos. Assim sendo aconselho a comprar o(s) livro(s) ou arranjá-los na internet. A minha recomendação vai para a coleção Head First (capa roxa). Nunca viste um livro técnico como este, que torna a aprendizagem acessível e divertida. Se gostares do paradigma de objetos ou de Java aconselho-te o Head First Java pois é um ótimo guia para começares; se gostares mais de programar bom código (logo aprenderás) e de como usar as potencialidades dos objetos então o Head First Design Patters é para ti. Qualquer um deles é uma excelente aquisição.

Dicas

O projeto requer tempo e muito código (não propriamente difícil de escrever). Começa com antecedência. Vais ter que lidar com muitas coisas novas ao mesmo tempo no projeto, especialmente a partir da segunda metade. Arranja um grupo ativo. Em relação a ambientes de desenvolvimento… os professores não costumam aceitar que os uses, mas o que é certo é que facilitam a tua programação e poupam-te muitas dores de cabeça com certos bugs de compilação. Se quiseres mesmo usar um, recomendo o Eclipse IDE for Java Developers. Usa-o desde que saibas o que ele está a fazer por ti, porque no teste prático vais ter de fazer tudo (compilar) à mão.

Recursos

Teóricas, práticas, apontamentos, testes @SHELF (Cortesia: NEERCI)

One thought on “PO – Programação com Objectos”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>