Frustrated college student

Como aumentar o rendimento dos estudos?

Segundo especialistas, cada estudante desenvolve uma maneira de estudar diferente, no entanto nem todos alcançam o objetivo esperado. Isso acontece devido à falta de certos hábitos de estudo.

Analisando as várias formas de estudo e os resultados dos testes, chegou-se à conclusão de que os estudantes não estão a tomar os devidos cuidados na hora de estudar, impossibilitando a compreensão da matéria e, consequentemente, os bons resultados nos testes.

Para que isso não te aconteça, segue-se uma pequena lista de coisas que podes fazer tanto nas aulas, como na hora de estudares. Espero que estas dicas te sejam ajudem a melhorar o teu rendimento escolar:

Dorme o suficiente

Uma boa noite de sono é importante para manter o corpo e a mente sãos.

Mantém uma dieta saudável

Segundo uma pesquisa efetuada pela universidade de Chicago (EUA), alto teor de carbo-hidratos, fibras e alimentos de digestão lenta, como aveia, são os melhores para dar resistência e velocidade de raciocínio antes de qualquer teste/exame.

Pratica exercício físico

Tal como uma boa noite de sono, o prática regular de exercício físico é importante para manter um corpo e mente saudáveis.

Não queiras fazer tudo ao mesmo tempo

Muitos alunos insistem em estudar enquanto ouvem música ou enviam mensagens de texto aos amigos, uma pesquisa realizada pela psicóloga Nicole Dudukovic, da Trinity College (EUA), mostra que ser uma pessoa multitask pode atrapalhar, pois no meio de tantas distrações as informações são pouco retidas pelo cérebro.

Não desperdices as aulas

Tenta não te desligar das aulas, mas mais importante não as encares como um desperdício de tempo. Se pensares assim isso irá fazer com que não tires o maior proveito possível delas e com que elas se tornem ainda mais insuportáveis.

Sê curioso

Faz todas as perguntas para que tires o maior proveito das aulas e para que não fiques com a matéria “tremida”.

Faz anotações e resumos

Desta forma, aumentas as hipóteses de captares a matéria em questão de uma forma clara. Não queiras escrever rapidamente tudo o que o professor diz, deves esperar para escrever as anotações apenas quando já compreenderes completamente o assunto em questão. Para além disto, tenta relacionar a matéria com assuntos já dados anteriormente, de modo a teres uma ideia mais consolidada dos conteúdos.

Não estudes tudo de uma vez

Organiza os teus estudos. Isso irá permitir que te lembres de tudo o que aprendeste e a informação irá manter-se na tua memória  a longo prazo. Para além disso, tenta fazer pausas breves para espaireceres enquanto estudas. Desta forma irás aumentar o teu rendimento de estudo.

Existem várias técnicas para estudar de forma eficiente, uma delas é a técnica Pomodoro. O professor Paulo Carreira explica-te quais as suas vantagens e como a deves usar em apenas 6 minutos neste vídeo.

Testa-te várias vezes antes do exame

Isto ensina o cérebro a recuperar e aplicar o conhecimento memorizado. Na noite antes do exame, revê as matérias mais difíceis – segundo Dan Taylor, especialista em sono da Universidade do Norte do Texas (EUA), esta abordagem torna mais fácil o processo de memorização. Este ainda acrescenta que não devemos acordar mais cedo para estudar, pois uma boa noite de sono também auxilia a memória.

Procura ter um estudo regular

Não deixes tudo para a última. É mais fácil se fores decorando aos poucos a matéria e, no fim, fizeres uma revisão geral.

Estuda num sítio agradável

Que seja arejado, com bastante luz e onde te sintas bem.

Faz um horário de estudo

Esta técnica não resulta com todas as pessoas, mas vale a pena o esforço.

Premeia-te com os sucessos

E castiga-te com os insucessos. Esta é uma boa motivação. Se o fizeres, poderá dar-te uma maior vontade de estudares e alcançares os objetivos.

Nunca desistas

Isto é o mais importante! Por mais difícil que seja, sem trabalho nada se consegue.

 

Fontes:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>